Sistema respiratório dos peixes e hematose branquial
Protocolo de Atividade Experimental
Sistema Respiratório dos peixes
Enquadramento didáctico-pedagógico: Os peixes são animais aquáticos e respiram dentro de água. Para o fazerem utilizam as brânquias (ou guelras). Se retirarmos um peixe da água, ele morre asfixiado. No entanto os peixes respiram ar mas este ar tem que estar dissolvido na água. Ela entra pela boca, passa pelas brânquias onde se dão as trocas gasosas (hematose branquial) e sai pelos opérculos. Se a água onde os peixes estão, deixar de ser renovada ou, por qualquer razão, deixar de ter ar dissolvido, os peixes morrem.
Objectivo: Observar o Sistema respiratório de um Carapau
Material:
Ø Carapau
Ø Vareta de vidro (ou uma palhinha de sumo)
Ø Tesoura de dissecação
Ø Tabuleiro
Ø Luvas de látex
Procedimento:
1. Calçar as luvas e colocar o carapau no tabuleiro;
2. Introduzir a vareta pela boca até que saia por um dos opérculos. Repetir para o outro opérculo;
3. Abrir ambos os opérculos de modo a verificar a sua comunicabilidade;
4. Cortar um dos opérculos de modo a expor as brânquias;
5. Cortar os vários arcos branquiais e observar a sua constituição.
6. Registar o que se observou.
6. Registar o que se observou.
Bom Trabalho!
Para fazeres o teu relatório deves utilizar o documento fornecido pela professora, seguindo estas indicações:
Professora, pomos o relatório com que data?
ResponderEliminarAss. Margarida
A data em que fizeres a experiência, claro :)
ResponderEliminarQual é o título do relatório?
ResponderEliminarMaria Beatriz
Sistema Respiratório dos Peixes
ResponderEliminarProfessora, o oxigénio da água não vai acabar por se gastar?
ResponderEliminarMaria Beatriz
Acabará se o peixe estiver muito tempo numa pequena quantidade de água. É por isso que se muda frequentemente a água dos pequenos aquários. Na natureza isso não acontece porque a água, para além de ser em maior quantidade, está em constante renovação e movimento, incorporando mais oxigénio.
ResponderEliminar