segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Textos do Encarregados de Educação do 6ºE


Todos os dias, infelizmente, acontecem acidentes, o que resulta por vezes de ferimentos graves que originam a que os acidentes necessitem de transfusões de sangue. Também nos blocos operatórios dos hospitais, a necessidade da utilização de sangue para as pessoas que são submetidas a cirurgias, é essencial.

Estes doentes, aguardam que pessoas saudáveis, façam um gesto de solidariedade e doem sangue para reabilitar a vida.

Não só os acidentados precisam de transfusões. Os hemofílicos, por exemplos, também necessitam dessas mesmas transfusões de sangue, por vezes, por longos períodos e, nestes casos, a existência do sangue é fundamental para garantia da sua sobrevivência e tratamento.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seria necessárias campanhas urgentes de recolhas de sangue para reposição de stocks. O sangue, não tem substituto e por isso, a doação voluntária é fundamental.

A dádiva deste precioso líquido que apenas o corpo humano produz, é um acto de solidariedade para com quem dele precisa e ao nos voluntariarmos para esse nobre acto, demonstramos o nosso amor pelo próximo e, de certa forma a garantirmos a continuidade da existência humana.

Uma simples doação pode salvar muitas vidas, inclusive a nossa.

Entendo que nas escolas, se deveriam incentivar os alunos a terem esta postura, um incentivo á solidariedade, um incentivo á vida.

DAR SANGUE É DOAR VIDA.

Sónia Gomes - mãe do Vasco Costa

Dar sangue é uma forma de “prolongar” a vida a outra pessoa. Ser dador de sangue é ser nobre, é ter um coração generoso, é pensar mais nos outros que em si mesmo, mas além de tudo, ser dador é ser saudável e saber viver saudavelmente.

Elisabete Silva - mãe da Andrea – 6ºE



É muito importante doar sangue. Salvam-se muitas pessoas com esse simples gesto. Se ninguém doasse sangue, morreriam milhares de pessoas por ano. Doar sangue também nos faz bem à saúde, pois estamos a renovar o nosso.

Eu tenho muita pena, fico triste comigo mesma e sinto-me egoísta por não o fazer, pois tenho fobia a agulhas. O meu marido é dador de sangue e admiro-o muito pelo gesto nobre que tem.

Celeste Reis – mãe do João Reis – 6ºE



Ser dador é dar sangue às pessoas que precisam, porque têm algum problema de saúde, ou sofreram um acidente em que perderam muito sangue. Eu gostava de ser dador. Um dia posso precisar de sangue. 

Leonardo – 6ºE



Na sociedade em que vivemos, todos temos o dever de ser solidários com os outros e darmos um pouco de nós a quem precisa de ajuda.

Se não tivermos nenhum problema de saúde que nos impeça de sermos dadores de sangue, devemos sempre fazê-lo para ajudar os que precisam, porque nunca sabemos se um dia não seremos nós a precisar.

Devemos sentir-nos felizes por podermos dar algo de nós, para ajudarmos os outros a serem felizes.

Maria de Lurdes Garcia - mãe da Carina - 6ºE


Ser dador de sangue é uma coisa boa, porque muita gente precisa dele para fazer transfusões, nos hospitais. Todas as pessoas com mais de 18 anos deveriam dar sangue se não tivessem problemas de saúde.

Anabela Simões - mãe do Flávio

Sem comentários:

Enviar um comentário